Cidadão Tubaronense - Homenagem à Dom João Francisco Salm

Friday, March 18, 2022 | Unisul TV

Dom João Francisco Salm, que foi bispo da Diocese de Tubarão por mais de nove anos e está deixando a cidade, recebeu o título de Cidadão Tubaronense na noite desta quinta-feira (17). A sessão solene foi realizada no salão nobre da Unisul e transmitido pela Rádio e TV Tubá.

A homenagem foi concedia pela Câmara de vereadores da Cidade Azul e foi apresentada e aprovada por todos os vereadores do município. O projeto de decreto legislativo foi apresentado na sessão do dia 14 de fevereiro.

“A participação e o legado de Dom João em Tubarão são visíveis. Um homem do bem, uma pessoa que sempre esteve envolvido com a sociedade e contribuiu muito para o crescimento das pessoas, essa homenagem de todos nós vereadores é um agradecimento de todos aqueles que moram na cidade”, afirma o presidente do legislativo Luiz Gonzaga dos Reis.

Em 19 de janeiro, Dom João foi nomeado o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo (RS). Dom João foi o escolhido do Papa Francisco para substituir Dom Zeno Hastentenfel, que havia solicitado renúncia, conforme prevê o cânon 401 do Código de Direito Canônico, ao completar 75 anos de vida, em junho passado.

Dom João Francisco Salm foi o sexto bispo da Diocese de Tubarão. Ele foi nomeado no dia 26 de setembro de 2012 e ordenado bispo em 24 de novembro daquele ano na Catedral de Tubarão. Atualmente, Dom João segue como administrador diocesano.