Série ´Meu Voto Importa’ vence Prêmio de Comunicação da CNBB

Saturday, October 23, 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) revelou na noite desta quarta-feira, 20 de outubro, os vencedores da 53ª Edição dos Prêmios de Comunicação. Representando o estado de Santa Catarina, os setores de comunicação da Diocese de Joinville e da CNBB Sul 4 venceram a categoria ‘Iniciativa nas Redes Sociais’ do ‘Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida’, com a série ‘Meu Voto Importa’, inspirada nas Orientações dos Bispos de Santa Catarina para as Eleições Municipais de 2020.

Assinam a autoria e produção da série: Carolina Oliveira (Diocese de Joinville), Eduardo Schmitz (Diocese de Joinville), Franklin Machado (CNBB Sul 4) e Tatiana Sabatke (Diocese de Joinville). Para os autores da série premiada, o reconhecimento concedido pela CNBB demonstra a importância de discutir o tema com a comunidade.

“Sabíamos que precisávamos produzir um material com linguagem acessível para todos os públicos e que despertasse o interesse das pessoas. Os vídeos em formato de animação, com personagens que fazem parte do cotidiano da Igreja, trazem reflexões importantes sobre a função dos poderes Legislativo e Executivo e a responsabilidade de cada cristão ao escolher o seu representante na hora de votar. Tivemos muito trabalho para preparar os roteiros, gravar, editar, criar e animar os personagens, mas com certeza cumprimos o nosso papel enquanto comunicadores”, conta o jornalista Franklin Machado, em nome de todos os integrantes da equipe.

Dom Francisco Carlos Bach que é presidente da CNBB Sul 4 e bispo da Diocese de Joinville reforça a necessidade de conteúdos que orientem os fiéis de acordo com a doutrina social da Igreja.

“Minha gratidão à equipe de comunicação produtora da série pela conquista que dignifica todo o Regional Sul 4 da CNBB. Fruto de um trabalho sinodal, ou seja, construído a várias mãos, melhor, por várias cabeças. A missão era e é proporcionar às pessoas, independente da faixa etária, um juízo adequado, com análise crítica, sobre a importância do voto. O prêmio concedido pela CNBB anima-nos ainda mais em conduzir processos fundamentados na doutrina social da Igreja. Esta nos oferece parâmetros e critérios para a vida de nossa sociedade. Ajudar a sociedade a dar passos de qualidade, no respeito à dignidade da pessoa humana, é uma das missões da Igreja de Jesus Cristo”, ensina Dom Francisco.

Assista e conheça os vídeos em uma playlist no canal do You Tube da CNBB Sul 4 clicando aqui.

Entrega dos troféus

A cerimônia de anúncio dos 15 ganhadores da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB aconteceu de modo remoto, devido aos limites impostos pela pandemia. Os 45 finalistas participaram virtualmente de um programa de televisão dinâmico, com produção coordenada pela TV Pai Eterno. Os troféus serão enviados para os vencedores e entregues em Joinville.

Catarinenses finalistas

Além dos autores da série ‘Meu Voto Importa’, outros dois catarinenses participaram da cerimônia de premiação. A jornalista do Grupo NSC Comunicação, Ângela Bastos, concorreu ao ‘Prêmio Dom Helder Câmara’ com a reportagem ‘O coronavírus e as veias abertas da América Latina’ e Gustavo Huguenin também concorreu ao ‘Prêmio Dom Luciano Almeida’ na categoria ‘Aplicativos’, com o app ‘Online com os Santo’ do projeto ‘Tuitando com Deus’.

Fonte e link: Divulgação/CNBBSul4