Final de semana é marcado pelo início da Campanha para a Evangelização nas paróquias do Brasil

Saturday, December 16, 2023 | Rádio e TV Tubá

Neste final de semana, será iniciada a Campanha para a Evangelização 2023 nas paróquias de todo o Brasil.

A campanha tem como tema “em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. A ação propõe a celebração dos 800 anos da criação do presépio, por São Francisco de Assis.

O Bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin, CS, em entrevista exclusiva para a Rádio e TV Tubá, explica que a campanha já é uma tradição na Igreja Católica.

“Neste final de semana, nós temos, o que já é uma tradição na igreja, no Brasil, o domingo da Campanha para a Evangelização, que é justamente para nós. Nós temos a Campanha Missionária, que a gente envia para as Pontíficias Obras Missionárias, e o Papa depois distribui ajuda para os países que precisam. E a Campanha da Evangelização, para o Brasil, é também para apoiar nesse sentido. A gente sabe que há muitas pessoas envolvidas nisso. Então, neste domingo, cada um é convidado a ser generoso. Porquê? Se eu não posso ir evangelizar, devido ao meu trabalho e meu compromisso, eu posso participar com a evangelização com minha oferta”, explica o bispo.

Esta campanha tem o intuito de ser uma ponte entre a campanha da fraternidade 2023, que tratou sobre a fome, e a de 2024, que será sobre a fraternidade e a amizade social.

Além disso, será feita a coleta nacional no sábado e domingo, dias 16 e 17 de dezembro, que marca o terceiro domingo do advento. Dom Adilson comenta que há dioceses no Brasil que precisam de auxílio externo, para que mantenham sua ação evangelizadora.

“Nós temos no Brasil, dioceses que estão bem, como Tubarão, por exemplo. Nós não temos grandes necessidades financeiras, olhando para o nosso nível de vida. Pensemos no Brasil como um todo. Quantas realidades eu conheço… muitos irmãos de muitas dioceses precisam de uma ajuda externa para a ação evangelizadora. Nós somos Comunhão. No começo dos Atos dos Apóstolos diz que os cristãos não deixavam faltar nada a quem necessitasse. Não só no pão de cada dia, e, também, as comunidades se mostraram tão generosas no Natal. A campanha da evangelização nos coloca nesse outro sentido da formação, de fazer chegar a fé e alimentá-la nas comunidades cristãs do nosso Brasil e da Igreja Católica”, destaca Dom Adilson Pedro Busin, CS.

Link e Foto: Gabriel Rodrigues/Rádio Tubá