Morre dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba (SC)

Monday, August 26, 2019

Morreu na madrugada desta segunda-feira (26), no Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST), o bispo emérito de Joaçaba (SC), dom Walmir Alberto Valle. O bispo tinha 81 anos e lutava contra o câncer.

O corpo será velado na catedral Santa Teresinha, em Joaçaba, onde haverá Missa, às 13h e às 19h. Nos intervalos haverá oração do rosário. Dom Walmir será sepultado amanhã (27), às 9h, na cripta da catedral diocesana.

A diocese de Joaçaba divulgou o cronograma de celebrações:

Dia 26 de agosto (Segunda-feira)
13h - Celebração da Santa Missa
19h - Celebração da Santa Missa

Dia 27 de Agosto (Terça-feira)
09h - Celebração de Despedida

Trajetória

Dom Walmir atuou como titular na diocese de Joaçaba entre os anos de 2003 e 2010, tinha como lema episcopal “No serviço a paz”. Nascido no dia 14 de abril de 1938, no município de Nova Trento (SC), sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 21 de dezembro de 1963 em Turim na Itália. Dom Walmir era religioso da Congregação Missionários da Consolata (IMC).

O bispo emérito exerceu seu ministério sacerdotal no estado de São Paulo, em Turim (Itália) e no estado de Roraima com indígenas. Foi nomeado bispo em 05 de novembro de 1985 para a diocese de Zé Doca, no Maranhão. Dom Walmir foi sagrado bispo em 06 de janeiro de 1986, pelas mãos do então Papa, hoje, santo, João Paulo II. Em 2003, foi transferido para a diocese de Joaçaba, onde exerceu seu ministério, até 14 de abril de 2010.

Antes de ser ordenado bispo, dom Walmir foi redator da Revista Missões dos Missionários da Consolata (1974-1978) e provincial da região do Brasil dos Missionários da Consolata (1978-1984).

A presidência da CNBB enviou nota de condolências ao bispo de Joaçaba (SC), dom Mário Marquez.

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de dom Walmir Alberto Valle

Brasília, 26 de agosto de 2019
Prezado irmão, dom Mário Marquez, bispo de Joaçaba (SC)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba (SC), na madrugada desta segunda-feira, 26 de agosto. Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.

Dom Walmir se destacou por sua disposição, alegria e simpatia. Além do trabalho com indígenas no estado de Roraima ainda como padre e na direção da revista Missões dos Missionários da Consolata. Com o povo de Joaçaba, louvamos a Deus por tantos frutos de sua atuação no decorrer dos 7 anos de pastoreio na diocese.

Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações pelo descanso eterno de dom Walmir Alberto Valle

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)