JMJ 2022: dioceses de Portugal preparam-se para o evento

Monday, January 27, 2020 | Rui Saraiva

Foi há um ano que ficamos a saber que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2022 seria em Portugal. Desde então, foi instituído o Comité Organizador Local (COL) liderado por dois bispos auxiliares de Lisboa: D. Joaquim Mendes com o pelouro pastoral e D. Américo Aguiar com a responsabilidade logística e operacional. Nas dioceses de Portugal reina o entusiasmo pela possibilidade de participar neste evento, acolhendo jovens de todo o mundo.

Ouça o áudio:

Segundo a Agência Ecclesia, as estruturas diocesanas de juventude estão a desenvolver propostas operacionais e formativas num caminho de envolvimento para a Jornada Mundial da Juventude.

Em Lisboa, será organizada uma mini-JMJ neste ano nos dias 28 e 29 de março durante a Jornada Diocesana da Juventude.

Em Coimbra estão a ser preparadas catequeses de formação e encontros a nível, local e diocesano, numa caminhada que procurará envolver os jovens, mas também os mais idosos.

Entretanto, na diocese de Setúbal está a ser disponibilizada mensalmente uma proposta de formação e oração, a partir do site, para que os grupos de jovens, movimentos e paróquias, possam caminhar rumo a 2022, com o lema «Get ready», Prepara-te.

Na diocese do Funchal, na ilha da Madeira, o entusiasmo não é menor e a figura de Maria será o modelo da pastoral juvenil nos próximos anos. Pela pérola do Atlântico passaram a Cruz e o Ícone da JMJ no mês de novembro. Também grande o entusiasmo na diocese do Algarve por essa oportunidade de viver a peregrinação dos símbolos da JMJ pela região sul de Portugal Continental.

Recordamos que um dos momentos altos deste ano pastoral será a peregrinação de jovens a Roma, no domingo de Ramos, a 5 de abril, para receber das mãos do Papa Francisco e trazer para Portugal a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ.

Fonte e link: Divulgação/VaticanNews