Conselhos do Papa Francisco para ajudar a superar a depressão

Tuesday, September 17, 2019 | Jovens de Maria

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Todo mundo sabe que a depressão é um dos grandes males que vivemos hoje. Muito provavelmente você conhece alguém – que pode até ser você mesmo – que já teve ou tem depressão.

Sabemos o quanto o assunto é importante e o quanto a Igreja tem se preocupado em ajudar as pessoas na superação desta doença. Por isso, fomos buscar alguns conselhos com o Papa Francisco que podem ajudar a superar a depressão.

1. É preciso prestar atenção em nós mesmos e em quem está em volta
“Nós devemos entender quando nosso espírito está neste estado de tristeza geral, quando ficamos quase sem respiro. Acontece com todos nós e temos que compreender o que se passa em nosso coração”.

2. É preciso superar os momentos difíceis
“O que se deve fazer quando vivemos estes momentos escuros, por uma tragédia familiar, por uma doença, por alguma coisa que me leva para baixo. Alguns pensam em engolir um comprimido para dormir e tomar distância dos fatos, ou beber dois, três, quatro golinhos. Mas isto não ajuda”.

3. A oração é uma boa saída nas horas complicadas
“Quantas vezes nós nos sentimos assim, sem forças... E esta é a oração. O Senhor mesmo nos ensina como rezar nestes momentos difíceis. ‘Senhor, me lançaste na fossa mais profunda. Pesa sobre mim a Tua cólera. Chegue a Ti a minha oração’”.

4. Discursos longos não ajudam alguém que está em depressão
“Quando uma pessoa sofre, quando uma pessoa se encontra na desolação espiritual, você tem que falar o mínimo possível e você tem que ajudar com o silêncio, a proximidade, as carícias, com a sua oração diante do Pai”.

5. É preciso se preencher de boas coisas
“Ter a alma vazia é o pior obstáculo à esperança. É um risco do qual ninguém está excluído, porque ser tentados contra a esperança pode acontecer também quando se percorre o caminho da vida cristã”.

6. Evitar os pensamentos ruins e cuidar de si
“O cristão sabe que a tentação dos dias monótonos e enfadonhos deve ser combatida e nunca aceita-la passivamente. Deus nos criou para a alegria e para a felicidade, e não para nos emaranharmos em pensamentos melancólicos. É preciso cuidar do próprio coração e se opor às tentações de infelicidade, que certamente não provêm de Deus”.

7. Quando estiver perdendo a força, reze esta oração:
“Quando nossas forças parecem fracas e a batalha contra a angústia é dura, podemos sempre recorrer ao nome de Jesus. Podemos repetir aquela oração simples, que encontramos partes também nos Evangelhos e que se tornou a base de tantas tradições espirituais cristãs: ‘Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha piedade de mim pecador!’”.

8. Transformar o negativo em positivo
“As experiências negativas nos dão a oportunidade de nos abrir para um horizonte. Transformar os pontos negativos em positivos, no teu sonho triunfador. Mas isso só se pode fazer com a graça de Jesus. Vocês estão seguros disso? Estão dispostos em transformar as coisas negativas em positivas? Estão dispostos a transformar o ódio em amor?”

9. Recorrer a Nossa Senhora
“Quando uma criança cai e faz uma ferida ela começa a chorar e vai para o colo da mãe. Quando nós temos um problema, o melhor que podemos fazer é ir até a nossa mãe e rezar a Ave Maria”.

10. O remédio contra a tristeza é o Espírito Santo
"Contra a tristeza, na oração, pedimos ao Senhor para que guarde em nós a juventude renovada do espírito. Um cristão triste é um triste cristão e isso não é bom. O Espírito Santo é o Paráclito, que significa que ‘é o que está ao meu lado para me apoiar’, para que eu não caia, para que eu vá adiante, para que eu conserve essa juventude do Espírito”.

Link fonte: Divulgação/Jovens de Maria