A Família, Como Vai?

Wednesday, August 7, 2019 | Tarcísio e Rosângela Bitencourt

A Semana Nacional da Família, de 11 a 17 de agosto, tem por tema central “A Família, Como Vai? O tema deste ano é uma retomada da reflexão que marcou a Campanha da Fraternidade de 1994. Ao mesmo tempo que se percebe o quanto a Pastoral Familiar tem crescido como trabalho, percebe-se também que a família busca e precisa aprofundar cada vez mais a sua missão na Igreja e na sociedade para assumir um papel decisivo e central. Cabe à Pastoral Familiar articular com as demais pastorais e movimentos da Igreja para que, unidos e mais fortes, a missão de defender e valorizar as famílias seja um compromisso de todos.

A pergunta que o tema nos propõe indica a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho. Indica também a necessidade de ompreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade. A pergunta também desafia toda a Igreja até porque o mundo parece esperar a resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família, que não deixou de ser a célula mais importante da sociedade.  Precisamos responder a esta pergunta diante da realidade da família no momento atual.

Depois de um Sínodo sobre a família que discutiu os desafios pastorais da família no contexto da evangelização, é urgente encontrar meios eficazes para acompanhar os casais e as famílias afastadas da comunidade eclesial, como também manter viva a fé e o compromisso dos que já vivenciam a vida comunitária. Neste sentido, somos convidados a refletir sobre a iniciação à vida cristã que deve começar no seio da família, pois é nela que devemos por primeiro, conhecer e aprender a amar a Deus.

Convidamos os assessores, coordenadores e demais responsáveis pelas pastorais e movimentos da nossa Igreja a adquirirem o subsídio “Hora da Família” através do site da CNPF ou com a Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar. Com este valioso instrumento em mãos teremos a oportunidade de programar uma rica e intensa Semana Nacional da Família em nossa Paróquia ou Comunidade. O subsídio contém vários encontros que refletem temas sobre a iniciação à vida cristã, vocação e juventude, políticas públicas, defesa da vida, matrimônio, a família no plano de Deus, entre outros. Também traz a Leitura Orante de Lucas 11,14 e três celebrações temáticas: do Dia das Mães, do Dia dos Pais e de Consagração à Sagrada Família.

Celebrar a Semana da Família é compromisso e missão de todos.